sexta-feira, 10 de setembro de 2010

DADOS CADASTRAIS DA UNIDADE ESCOLAR

Escola Estadual Lomanto Júnior
Rua Pastor Freitas, 385, Centro, Buerarema - Bahia
Telefone/Fax- (73) 3237 - 2000
E-mail- escolaljbuera@hotmail.com
Cadastro no MEC/Inep- 29295254
Modalidades de ensino- Fundamental II, EJA II, Ciclos grupos 3 e 4
Quantitativo de alunos em 2010- 722 alunos
Na foto, professora Simone Pereira, vice-diretora da Escola Estadual Lomanto Júnior.


EQUIPE GESTORA DA UNIDADE ESCOLAR

Diretora: Marta Angélica de Araújo Marques.
Vice-Diretores:
Elbert Souza de Almeida
Simone do Nascimento Pereira

MISSÃO


Nossa escola tem como missão desenvolver a personalidade dos educandos, promovendo-lhes a formação essencial para o desenvolvimento de suas potencialidades, o pleno exercício de sua cidadania, o respeito às diferenças e preparando-os para o mercado de trabalho, em uma perspectiva pedagógica, dialógica e relacional.

VISÃO

A unidade escolar tem como visão, oferecer um ensino de qualidade, respeitando os valores do nosso alunado e desta forma buscando a melhoria da qualidade do ensino-aprendizagem.

VALORES

A escola tem como valores:
- A construção da cidadania;
- O respeito à vida em sociedade, estimulando sentimentos como o amor a pessoa humana, a solidariedade, o respeito às diferenças, a ética,  a honestidade, a coragem e a determinação.
- A promoção da auto estima, da valorização da família e da cultura local.
- A preservação da escola, do patrimônio público e do meio ambiente.

CALENDÁRIO ANO LETIVO 2010

sábado, 4 de setembro de 2010

NOSSA ESCOLA - CARACTERIZAÇÃO

A Escola Estadual Lomanto Júnior, teve seu ato de criação em 1981, funcionando inicialmente com o ensino fundamental I.
A partir do ano de 1997, passou a funcionar com o ensino fundamental II.
As ações da unidade escolar são basicamente pedagógicas, com aulas em sala de aula, aulas de educação física (teóricas e práticas), realização de projetos temáticos, comemorações cívicas, além das reuniões de pais e mestres, dos conselhos escolares e do corpo administrativo.
A Escola faz-se presente também nos eventos e acontecimentos cívicos,  religiosos, e os de natureza educativa, como manifestações em defesa dos Direitos Humanos, da Diversidade, do Meio Ambiente, que ocorrem na sede do Município de Buerarema.

sexta-feira, 3 de setembro de 2010

PERFIL DA COMUNIDADE DE ENTORNO

A nossa escola localiza-se no centro da cidade, está próxima a outras escolas da rede municipal e de casas residências.
Buerarema é um município pequeno da Região Cacaueira, à cerca de 17 Km de Itabuna, sua economia é baseada na agropecuária e no comércio.
Carece de industrias e outros empreendimentos, o que limita as opções de emprego à agricultura, o comércio e órgãos públicos (nas três esferas), sendo a municipalidade o principal empregador.
Nos últimos dois anos, conflitos políticos locais vem inviabilizando qualquer tentativa de administrar a cidade.
A saúde pública é precária e junto com a falta de empregos  constituem os principais problemas da cidade.
O transporte para as cidades circunvizinhas é satisfatório, porém os usuários queixam-se quase sempre de atrasos e preço elevado da tarifa cobrada.

PERFIL DOS ESTUDANTES

O nosso alunado é oriundo, em sua maioria das classes populares. Uma parcela significativa dos educandos provêm do meio rural, e a outra das áreas periféricas da sede do município.
A maioria das famílias é chefiada  por por mães ou avós.
A religião predominante é a católica, há adeptos das Igrejas evangélicas, pentecostais, neo pentecostais e do candomblé.
A maior dificuldade encontrada pelos nossos alunos, sobretudo os da zona rural, é a constante falta do transporte  escolar.
A estrutura física do nosso prédio também carece de áreas de lazer, como por exemplo, quadra poliesportiva, uma vez que, o esporte favorito é o futebol.
A indisciplina é um problema preocupante, apesar de ser uma realidade da minoria do nosso alunado. Porém, tal fato acaba interferindo no ensino -aprendizagem.

ESTRUTURA FÍSICA DA ESCOLA

A estrutura física da Escola Estadual Lomanto Júnior é composta por sete salas de aula, uma sala da biblioteca, uma sala de secretaria escolar, uma sala dos professores, uma sala da direção, uma sala da vice direção, um depósito, uma cozinha e três sanitários (alunos, alunas e professores/funcionários).
Carecemos de outros espaços, tais como: laboratório de informática, auditório e quadra poliesportiva.
Temos áreas para construção e vontade de fazer. Recentemente, o prédio foi reformado (conseguimos novos espaços , como secretaria, sala dos professores e da direção, que não existiam) e  adaptamos uma das salas de aula para em um futuro breve montar nosso laboratório de informática.
Nossa luta agora é pela construção da quadra poliesportiva, pelo auditório e por melhorias na biblioteca.

ESTRUTURA ORGANIZACIONAL DA ESCOLA

A Escola Estadual Lomanto Júnior, funciona nos turnos matutino, vespertino e noturno.
Temos em nossa escola um diretor,  dois vice-diretores (vespertino e noturno) e  um coordenador pedagógico, porém, não temos secretário escolar.
A atual gestão esta atuando há dois anos e tem como marca a implantação  da Gestão Democrática (descentralização da Gestão) e da transparência administrativa.
O calendário escolar é elaborado de acordo com a realidade do município, seguindo orientações da SEC.
A escola funciona com 22 professores e 21 funcionários.
A Secretaria de Educação do Município, na forma de parceria, responsabiliza-se por alguns funcionários dos serviços gerais e da portaria.